top of page

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

O(s) autor(es) deverá(ao) preparar uma apresentação oral de, no máximo, 10 minutos, abordando os aspectos gerais do trabalho: motivações, objetivos, principais referências (teóricas e práticas), metodologia (como foi realizado) e demais considerações, incluindo preferencialmente uma reflexão sobre o aprendizado gerado na experiência. Para as apresentações, os autores poderão ou não dispor de recursos multimídia (apresentação de slides ou de material complementar à exposição oral), de acordo com as características e necessidades de cada trabalho, em cada categoria.

É importante que os autores atentem para os critérios de avaliação de cada modalidade, previstos no Edital e reproduzidos aqui. Estes critérios balizarão a definição dos trabalhos premiados na II Mostra de Iniciação Técnico-Científica, no contexto do I Prêmio IELUSC de Comunicação Social.

As apresentações serão iniciadas pontualmente, conforme horário indicado na programação da II Mostra de Iniciação Técnico-Científica e seguirão sem intervalos. Os mediadores/avaliadores de cada sessão serão orientados para dirigirem perguntas aos autores após cada bloco de 4 ou 5 apresentações, permitindo perguntas da platéia conforme o tempo estimado de cada sessão. 

 

ORIENTAÇÕES POR CATEGORIA:

 

  1. Iniciação Científica (Jornalismo e Publicidade e Propaganda): apresentação oral, utilizando-se ou não de recursos multimídia. O autor que desejar entregar para os mediadores/avaliadores da sessão uma cópia integral do seu artigo poderá fazê-lo, auxiliando assim na sua avaliação geral. É importante que os autores situem o trabalho no contexto em que foram realizados, indicando os professores responsáveis e/ou orientadores.

 

Critérios de avaliação, segundo edital:

- Relevância social e científica do trabalho, considerando sua articulação com o campo de estudos; 

- Clareza dos objetivos e da problemática do trabalho;

- Pertinência da fundamentação teórica;

- Qualidade da escrita e coesão textual. 

 

 

  1. Meios TV (Jornalismo e Publicidade e Propaganda): exibição do produto (documentário ou curta-metragem). Neste caso, os autores poderão fazer a apresentação oral antes da exibição integral do vídeo. Caberá aos mediadores/avaliadores da sessão decidirem, conforme o tempo estimado na programação, a pertinência ou não do debate após as exibições.

 

Critérios de avaliação, segundo edital, para Jornalismo:

- Adequação da linguagem de vídeo;

- Evidência de critérios jornalísticos (noticiabilidade);

- Domínio das técnicas de captação e edição;

- Profundidade no tratamento do conteúdo jornalístico;

- Utilização adequada das fontes/entrevistas;

- Pertinência à abordagem jornalística proposta.

 

Critérios de avaliação, segundo edital, para Publicidade e Propaganda

- Criatividade;

- Adequação da peça aos objetivos e proposições do briefing;

- Domínio das técnicas necessárias para a elaboração da peça;

- Qualidade da edição e resolução;

- Qualidade da apresentação, defesa técnica, execução.

 

  1. Internet (Jornalismo): as apresentações orais deverão seguir as orientações gerais aqui previstas, incluindo a exibição integral ou parcial do produto (webdocumentário, site ou site-reportagem, aplicativo, perfil ou fanpage, blog ou vlog, dentre outros) através dos recursos multimídia presentes na sala. Caberá aos mediadores/avaliadores da mesa permitirem, conforme o tempo estimado da sessão, a ampliação do tempo de apresentação.

 

Critérios de avaliação, segundo edital:

- Pertinência e originalidade do tema escolhido para o campo da Comunicação; 

- Zelo na apuração e pluralidade das fontes; 
- Utilização adequada dos recursos multimídia, domínio da linguagem e das técnicas de redação para web; 
- Definição do público, divulgação nos meios digitais e resultados obtidos.

 

 

  1. Fotografia (Jornalismo): o trabalho deverá ser apresentado no formato de apresentação oral, conforme as orientações gerais aqui previstas. A produção fotográfica deverá ser apresentada no contexto da apresentação oral, preferencialmente através dos recursos multimídia disponíveis na sala da sessão. Não há, portanto, necessidade de impressão do material fotográfico. O autor que desejar entregar para os mediadores/avaliadores da sessão uma seleção impressa de sua produção fotográfica poderá fazê-lo, auxiliando assim na sua avaliação geral.

 

Critérios de avaliação, segundo edital:

- Criatividade, originalidade, história e enquadramento;

- Composição em harmonia com o conteúdo;

- Contextualização e capacidade de revelar e sintetizar a informação;

- Elementos que caracterizem o fato/notícia (noticiabilidade)

 

 

  1. Meios Rádio (Jornalismo): as apresentações orais deverão seguir as orientações gerais aqui previstas, incluindo a exibição integral ou parcial do produto através dos recursos multimídia presentes na sala. Caberá aos mediadores/avaliadores da mesa permitirem, conforme o tempo estimado da sessão, a ampliação do tempo de apresentação.

 

Critérios de avaliação, segundo o edital:

- Relevância e ineditismo da pauta;

- Conteúdo narrativo (profundidade);

- Resolução sonora; 

- Qualidade da edição.  

 

 

  1. Meios Impressos (Jornalismo): o trabalho deverá ser apresentado no formato de apresentação oral, conforme as orientações gerais aqui previstas. A reportagem deverá ser apresentada no contexto da apresentação oral, diagramadas e editadas, preferencialmente através dos recursos multimídia disponíveis na sala da sessão. Não há, portanto, necessidade de impressão do material. O autor que desejar entregar para os mediadores/avaliadores da sessão uma versão impressa e diagramada de sua produção poderá fazê-lo, auxiliando assim na sua avaliação geral.

 

Critérios para a avaliação, segundo o edital:

- Relevância da pauta, observando critérios como atualidade, interesse público e vocação informativa; 

- Pluralidade de fontes; 

- Zelo na apuração;

- Clareza e coerência textual;

- Edição. 

 

 

  1. Planejamento de Comunicação (Publicidade e Propaganda): o trabalho deverá ser apresentado no formato de apresentação oral, conforme as orientações gerais aqui previstas. Detalhes do Planejamento de Comunicação deverão ser apresentados contexto da apresentação oral, preferencialmente através dos recursos multimídia disponíveis na sala da sessão.

 

Critérios de avaliação, segundo o edital:

- Criatividade;

- Justificativa e argumentação;

- Adequação do planejamento aos objetivos e proposições do briefing;

- Qualidade da apresentação e execução;

- Estratégia. 

 

ORIENTAÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES

II MOSTRA DE INICIAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

bottom of page