O que mais te chama a atenção nos estudantes de Jornalismo e Publicidade?
O que mais me chama a atenção é a capacidade desses alunos e a seriedade. Você consegue facilmente identificar os perfis dos estudantes. Nossos acadêmicos são trabalhadores e acima de tudo são críticos. Estão sempre procurando entender mais para embasar seus argumentos.
Que iniciativas têm sido tomadas para melhorar a qualidade do curso?
Uma das iniciativas é a realização da avaliação do trabalho docente, que os alunos fazem respondendo os questionários na metade do semestre pelo site da instituição. E então vocês podem perguntar: mas por que na metade do semestre? Porque assim ainda temos tempo de melhorar qualquer quadro negativo que o questionário possa apontar.
De 2007 até este ano houve uma mudança no quadro de professores. Como você analisa essa situação? E qual seriam os motivos dessas saídas?
Neste período citado houve uma demanda de políticas públicas do Estado brasileiro, que tinha como objetivo a expansão do ensino superior com a abertura de concursos públicos. É um processo absolutamente normal. Com isso, os professores acabaram migrando para essas áreas, o que nos fez reformular o quadro de professores, visto que muitos saíram da instituição.
“Nosso objetivo é preparar o aluno para o mercado e para a sociedade”

Há um ano e meio no cargo de diretor de Ensino Superior do Bom Jesus Ielusc, o Profº Ms. Paulo Renato Manetzeder Aires trabalha com afinco para melhorar os cursos de Comunicação. Além da estrutura física e da avaliação do trabalho docente, o professor fala sobre os planos para os próximos 15 anos. “Pretendemos abrir mais três novos cursos”.
Leia abaixo a entrevista:
Como o senhor avalia os recursos disponíveis na instituição?
Nós temos alguns problemas, mas acredito que você tem que se preocupar com aquela instituição que todos afirmam que não tem problemas. Nós procuramos resolver dialogando com os alunos, professores e colaboradores. Além disso, contamos também com a Câmara de Ensino Superior, órgão máximo da instituição que possibilita a participação do estudante nas decisões.
O que se pretende melhorar quando o assunto é a estrutura do curso?
A nossa expectativa é fazer com que cada vez mais o Ielusc atraia o desejo do aluno, e claro, isso também é válido para os professores. A ideia é atualizar um laboratório a cada ano e seguir as tendências tecnológicas. Procuramos ao máximo oferecer os equipamentos compatíveis com as necessidades. Isso porque o nosso objetivo é preparar o aluno para o mercado e para a sociedade.
Além das melhorias tecnológicas, o que mais se tem em vista?
Pretendemos investir na construção de um espaço de convivência para promover a integração dos cursos de Comunicação.
Fazendo uma projeção para os próximos 15 anos, o que o aluno pode esperar de novidade na instituição?
Nós produzimos um documento com 181 páginas, que vamos encaminhar ao Ministério da Educação com o que pretendemos mudar nos próximos anos. Pretendemos abrir mais três novos cursos, e com isso a faculdade terá um total de nove cursos.
Entrevista
Prof. Ms. Paulo Renato Manetzeder Aires
diretor de Ensino Superior do Bom Jesus IELUSC
Assista abaixo ao vídeo comemorativo dos 15 anos dos cursos de Comunicação Social do IELUSC:





